Ter o controle de suas emoções é essencial
para qualquer profissional, principalmente nos dias de hoje, quando a disputa
no mercado de trabalho é acirrada e o estresse é companhia constante de
empresários e empregados. Ana Carolina Maffra, diretora da Equipe Certa,
empresa de gestão de RH, apresenta dez itens que todo profissional precisa
saber para ter controle emocional no emprego:
- Buscar o autoconhecimento - Ter consciência dos seus limites, das suas emoções, das suas fraquezas e virtudes;
- Lidar com as frustrações - Ter a consciência de que nem sempre será do jeito ou na hora que você quer;
- Controlar a impulsividade - Refletir antes de agir, ser ponderado;
- Ter paciência - É importante saber esperar;
- Saber ouvir- É preciso saber ouvir a opinião alheia e, principalmente, refletir antes de falar;
- Ter empatia - Saber colocar-se no lugar do outro;
- Fazer atividades físicas e manter uma alimentação saudável- Lembre-se sempre do ditado: "mente sã, corpo são";
- Ter atividades
de lazer - Diversificar interesses, ter outros assuntos, outros
círculos sociais. Viver somente em função do trabalho não faz bem a ninguém;
- Ter bom humor - Rir é fundamental para o ser humano, inclusive
de si mesmo;
- Fortalecer
seus relacionamentos com amigos e familiares - falar
abertamente dos problemas ajuda a entendê-los melhor.
Para ver a matéria no O Globo.
Para ver a matéria no O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário